Dr. Arany Tunes, CRO-SP 57366

Imprensa


Alguns remédios provocam mau Hálito


É de conhecimento popular o fato de que alguns alimentos provocam mau hálito: alho, cebola, ovos, picles etc.

Mas, afinal de contas, como é que isso acontece?
Existem outros alimentos que podem provocar mau hálito?

Vamos responder a estas perguntas.

O mau hálito provocado por alimentos ocorre de maneiras distintas.

Alguns alimentos comprometem o nosso hálito através da formação de gases no nosso estômago. Estes gases são eliminados quando arrotamos (eructações). Quando não arrotamos, uma estrutura do nosso estômago chamada Cárdia impede que o odor volte para a boca.

Dependendo do funcionamento do fígado do paciente, alguns alimentos podem provocar mau hálito enquanto estão sendo digeridos. São alimentos conhecidos pelo próprio paciente. Sempre que ele ingerir estes alimentos o hálito ficará com o cheiro da comida até que o organismo metabolize totalmente a refeição.

Como exemplo, podemos citar o alho, a cebola, a couve-flor, a couve de bruxelas, a alcachofra. Não há remédio. Pacientes com este problema devem simplesmente evitar tais alimentos.
Alimentos muito gorduros e ricos em proteína animal também podem provocar mau hálito, pois, durante o processo de digestão, entram na corrente sanguínea compostos próprios do metabolismo, que escapam no ar expirado deixando o hálito com cheiro de manteiga rançosa.

Uma alimentação extremamente rica em gorduras e proteínas também altera, depois de muitos anos, o tipo de bactérias que existem na nossa boca. O número de bactérias proteolíticas (que se alimentam de carne) aumenta muito.

As células descamadas da nossa boca servem de alimento para estas bactérias, liberando enxofre - que tem cheiro de ovo choco - deixando o hálito péssimo.

É fato comprovado que pessoas com alimentação rica em vegetais têm menor possibilidade de desenvolver mau hálito. Os vegetais são de fácil digestão, aumentam a motilidade intestinal por serem ricos em fibras e, ao longo dos anos, as bactérias que digerem proteínas diminuem em número na nossa boca, evitando que células descamadas apodreçam na nossa língua.

Vale lembrar que existem cerca de 60 causas diferentes para o surgimento do mau hálito. A relação com os alimentos existe, porém, é importante determinar se não há outras causas, para conseguir eliminar totalmente o problema.

*Dr. Arany Tunes é Cirurgião-Dentista e atende casos de halitose em seu consultório


Quero receber mais informações

Voltar


Todos os direitos reservados Clínica Halit® - Desenvolvido por Guia-se

Dr. Arany Tunes é Cirurgião-Dentista, atende casos de halitose (mau hálito) e possui vasta experiência na área. A Clínica Halit oferece, desde a primeira consulta, o tratamento de combate ao mau hálito, e atua na indicação de remédio para mau hálito.
No tratamento do mau hálito, o paciente será sempre atendido com absoluto sigilo, discrição e competência no assunto. Atendemos casos de halitose nas clínicas em São Paulo, Campinas, Sorocaba, Indaiatuba e Piracicaba/SP.


Atende outras cidades da região: Americana, Artur Nogueira, Cosmópolis, Holambra, Hortolândia, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré, Valinhos, Vinhedo, Piracicaba, Limeira, Capivari, Jundiaí.


Grande São Paulo e Região de Sorocaba: Santo André, São Bernardo, São Caetano do Sul, Diadema, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Mogi das Cruzes, Sorocaba, Itapetininga, Tietê, Itu, Tatuí, Taboão da Serra, Jarinu, Alphaville, São Roque, Barueri, Jandira, Itapevi, Vargem Grande Paulista, Cotia, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Poá, Ferraz de Vasconcelos, Suzano, Santa Isabel, Arujá, Mairiporã, Caieiras, Mauá, Itaquaquecetuba, Guararema, Salesópolis, Biritiba-Mirim, Cubatão, Pirapora do Bom Jesus, Sarapuí, São Miguel Arcanjo, Pilar do Sul, Tapiraí, Piedade Salto de Pirapora, Votorantim, Capela do Alto, Iperó, Tuiuti, Morungaba, Itatiba, Campo Limpo Paulista, Araçariguama, Cabreúva, Várzea Paulista, Itupeva, Louveira, Bom Jesus dos Perdões, Itu, Ibiúna, Nazaré Paulista, Piracaia, Joanópolis, Iperó, Capela do Alto, Atibaia, Porto Feliz, Capivari, Rafard, Guareí, Cesário Lange, Porangaba, Angatuba.


Outras regiões do país: Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia.