Imprensa

Dia nacional do combate ao mau hálito

A doença periodontal é uma enfermidade que provoca a destruição do periodonto, ou seja, dos tecidos que existem ao redor do dente, como o osso e o ligamento periodontal.

Trata-se de uma doença crônica, silenciosa e de graves conseqüências, pois normalmente leva à perda dos dentes. Nos estágios iniciais da doença, ocorre sangramento nas gengivas, quando escovamos os dentes ou mesmo espontaneamente. Nessa condição, a doença é denominada como gengivite e é reversível desde que tenhamos excelente higiene bucal.

Caso não seja revertida, a gengivite evolui para a doença periodontal, com formação de tártaro e destruição progressiva dos tecidos que sustentam os dentes. Com a destruição gradual destes tecidos, o dente fica mole e geralmente tem de ser extraído.

Além da perda dos dentes, outros problemas mais sérios tem sido relacionados com a doença periodontal: partos prematuros, abortos, endocardite bacteriana, derrame cerebral, bebês nascidos mortos.

Portanto, manter a boca saudável também é prevenir contra problemas de saúde mais graves.

Além de todos estes problemas, a doença periodontal provoca mau hálito, devido a vários fatores.

A destruição dos tecidos pelas bactérias da doença provoca a formação de gases com cheiro muito forte. São os compostos sulforados voláteis (CSV), que têm cheiro de ovo choco ou de manteiga rançosa.

Além dos CSV, também há a formação de compostos orgânicos voláteis (COV). Estes compostos, apesar de terem cheiro muito ruim (cheiro de carniça) não se volatizam muito na boca devido à saliva, mas, mesmo em menor escala, aumentam o mau cheiro na boca.

Outro fator que leva a alteração do hálito na doença periodontal é o sangramento gengival. O sangue proveniente da gengiva fica acumulado na boca, onde entra em processo de degeneração. Este sangue literalmente apodrece na boca, liberando cheiro muito forte.

Aproveite estas orientações e procure seu dentista para verificar se sua gengiva está saudável. Você estará se prevenindo de uma série de doenças.

Seu dentista também poderá verificar o seu hálito. Caso ele esteja alterado, vale a pena procurar tratamento especializado, pois, além da doença periodontal, o mau hálito pode ser causado por cerca de 60 motivos diferentes.

*Dr. Arany Tunes é Cirurgião-Dentista e atende casos de halitose em seu consultório