Dr. Arany Tunes, CRO-SP 57366

Imprensa


Mau hálito e doenças raras


O mau hálito (ou halitose, como o problema é conhecido cientificamente) é uma condição que atinge cerca de 30% da população brasileira, ou seja, 3 em cada 10 pessoas têm mau hálito, e a grande maioria não sabe que tem mau cheiro na boca, devido a uma condição que chamamos de fadiga olfatória.

Existem cerca de 60 causas diferentes para a halitose. Pode-se ter mau hálito por causas simples, como a queda na produção de saliva, por exemplo, ou até mesmo por doenças mais complexas que podem até mesmo levar o indivíduo à morte.

Quer dizer que o mau hálito não é apenas provocado por má higiene ou problemas de estômago? Exatamente. Aliás, ao contrário do que pensa a maioria das pessoas, raramente um problema estomacal provoca halitose. Por outro lado, é comum pacientes com higiene impecável terem hálito fortíssimo.

É importante ressaltar que o mau hálito pode ser conseqüência de algumas doenças que, apesar de não serem muito comuns, podem provocar sérios danos á saúde. Estas doenças têm em comum o fato de provocarem hemorragias espontâneas na boca.

A halitose neste caso é provocada pela infecção, necrose e decomposição do sangue. Podemos citar várias doenças: agranulocitose, doença de Letterer-Siwe, crioglobulinemia, etc. São cerca de vinte doenças muito sérias e que têm como uma das conseqüências o surgimento do mau hálito, que passa a ser secundário, pois o mais importante é a manutenção da vida do paciente. Controla-se primeiro a doença e posteriormente o hálito.

Em relação estas doenças, a halitose é importante, pois muitas vezes o paciente procura o profissional para cuidar do hálito e acaba descobrindo alguma doença grave e que precisa de tratamento urgente.

Quando percebemos alguma alteração no nosso hálito, é importante procurar ajuda profissional, pois a halitose pode ser um sintoma inicial de uma doença que deve ser tratada logo. Infelizmente é muito difícil dizer a uma pessoa que ela tem halitose, pois a situação é muito constrangedora.

Por outro lado, quando sentimos que o hálito de alguém está ruim e não dizemos nada, podemos estar deixando de alertar um amigo sobre uma condição desagradável e que merece tratamento.

*Dr. Arany Tunes é Cirurgião-Dentista e atende casos de halitose em seu consultório


Quero receber mais informações

Voltar


Todos os direitos reservados Clínica Halit® - Desenvolvido por Guia-se

Dr. Arany Tunes é Cirurgião-Dentista, atende casos de halitose (mau hálito) e possui vasta experiência na área. A Clínica Halit oferece, desde a primeira consulta, o tratamento de combate ao mau hálito, e atua na indicação de remédio para mau hálito.
No tratamento do mau hálito, o paciente será sempre atendido com absoluto sigilo, discrição e competência no assunto. Atendemos casos de halitose nas clínicas em São Paulo, Campinas, Sorocaba, Indaiatuba e Piracicaba/SP.


Atende outras cidades da região: Americana, Artur Nogueira, Cosmópolis, Holambra, Hortolândia, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré, Valinhos, Vinhedo, Piracicaba, Limeira, Capivari, Jundiaí.


Grande São Paulo e Região de Sorocaba: Santo André, São Bernardo, São Caetano do Sul, Diadema, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Mogi das Cruzes, Sorocaba, Itapetininga, Tietê, Itu, Tatuí, Taboão da Serra, Jarinu, Alphaville, São Roque, Barueri, Jandira, Itapevi, Vargem Grande Paulista, Cotia, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Poá, Ferraz de Vasconcelos, Suzano, Santa Isabel, Arujá, Mairiporã, Caieiras, Mauá, Itaquaquecetuba, Guararema, Salesópolis, Biritiba-Mirim, Cubatão, Pirapora do Bom Jesus, Sarapuí, São Miguel Arcanjo, Pilar do Sul, Tapiraí, Piedade Salto de Pirapora, Votorantim, Capela do Alto, Iperó, Tuiuti, Morungaba, Itatiba, Campo Limpo Paulista, Araçariguama, Cabreúva, Várzea Paulista, Itupeva, Louveira, Bom Jesus dos Perdões, Itu, Ibiúna, Nazaré Paulista, Piracaia, Joanópolis, Iperó, Capela do Alto, Atibaia, Porto Feliz, Capivari, Rafard, Guareí, Cesário Lange, Porangaba, Angatuba.


Outras regiões do país: Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia.