Dr. Arany Tunes, CRO-SP 57366

Imprensa


Mau hálito e higiene bucal


É comum as pessoas relacionarem o mau hálito com falta de higiene e de cuidados pessoais. Devido à falta de informação, muitos profissionais da área de saúde também pensam desta maneira.

Mas, afinal de contas, mau hálito sempre é resultado de má higiene?

Para responder a esta pergunta, temos que ir um pouco mais a fundo no problema.
O mau hálito (ou halitose, como o problema é conhecido cientificamente) pode ser causado por cerca de 60 motivos diferentes, porém, apenas 3 causas têm relação com a higiene dental: cárie dental, periodontite (infecção e inflamação da gengiva) e higiene bucal deficiente.

Com exceção destas três alterações, o fator higiene não conta, ou seja, sobram pelo menos 57 motivos para se ter halitose.

Das três causas relacionadas com a higiene, apenas uma é comum.

Apesar de muitas pessoas terem cárie e higiene deficiente, geralmente estas alterações não provocam hálito. É necessário ter muitas cáries e higiene muito ruim para desenvolver o mau hálito, o que não é comum. Por outro lado, é comum pacientes com higiene impecável terem hálito fortíssimo.

Então, das 3 causas de mau hálito relacionadas com a higiene só sobrou uma, bem mais comum, que é a periodontite, uma doença grave que resulta na infecção e inflamação das estruturas ao redor do dente (gengiva e osso), levando à destruição dos tecidos que suportam o dente. A destruição destes tecidos tem como resultado substâncias com cheiro forte, que comprometem o hálito.

Apesar da periodontite ser uma doença que atinge muita gente, ela não é a causa mais comum de halitose. Você deve estar se perguntando "e a gastrite e os problemas de estômago?".

Dificilmente um problema de estômago provoca mau hálito. É raro aparecer no consultório um paciente com hálito originado no estômago, apesar da maioria das pessoas acreditarem que isso é verdade.

O mau hálito pode ser provocado por desordens simples, ou até mesmo ser sinal de uma doença grave, como a leucemia, por exemplo.

Quando você conversar com aquele amigo que tem halitose, não pense que ele não cuida da higiene e é um "porco", como dizem por aí. Pode até acontecer de isso ser verdade, mas a chance é muito pequena.

Caso você tenha alguma dúvida, entre em contato conosco.

*Dr. Arany Tunes é Cirurgião-Dentista e atende casos de halitose em seu consultório


Quero receber mais informações

Voltar


Todos os direitos reservados Clínica Halit® - Desenvolvido por Guia-se

Dr. Arany Tunes é Cirurgião-Dentista, atende casos de halitose (mau hálito) e possui vasta experiência na área. A Clínica Halit oferece, desde a primeira consulta, o tratamento de combate ao mau hálito, e atua na indicação de remédio para mau hálito.
No tratamento do mau hálito, o paciente será sempre atendido com absoluto sigilo, discrição e competência no assunto. Atendemos casos de halitose nas clínicas em São Paulo, Campinas, Sorocaba, Indaiatuba e Piracicaba/SP.


Atende outras cidades da região: Americana, Artur Nogueira, Cosmópolis, Holambra, Hortolândia, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré, Valinhos, Vinhedo, Piracicaba, Limeira, Capivari, Jundiaí.


Grande São Paulo e Região de Sorocaba: Santo André, São Bernardo, São Caetano do Sul, Diadema, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Mogi das Cruzes, Sorocaba, Itapetininga, Tietê, Itu, Tatuí, Taboão da Serra, Jarinu, Alphaville, São Roque, Barueri, Jandira, Itapevi, Vargem Grande Paulista, Cotia, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Poá, Ferraz de Vasconcelos, Suzano, Santa Isabel, Arujá, Mairiporã, Caieiras, Mauá, Itaquaquecetuba, Guararema, Salesópolis, Biritiba-Mirim, Cubatão, Pirapora do Bom Jesus, Sarapuí, São Miguel Arcanjo, Pilar do Sul, Tapiraí, Piedade Salto de Pirapora, Votorantim, Capela do Alto, Iperó, Tuiuti, Morungaba, Itatiba, Campo Limpo Paulista, Araçariguama, Cabreúva, Várzea Paulista, Itupeva, Louveira, Bom Jesus dos Perdões, Itu, Ibiúna, Nazaré Paulista, Piracaia, Joanópolis, Iperó, Capela do Alto, Atibaia, Porto Feliz, Capivari, Rafard, Guareí, Cesário Lange, Porangaba, Angatuba.


Outras regiões do país: Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia.