Dr. Arany Tunes, CRO-SP 57366

Imprensa


Mau Hálito e problemas do estômago


Todos nós já ouvimos dizer que o mau hálito "vem do estômago".
Mas, afinal de contas, será que isso é verdade?

A resposta para esta dúvida é simples: o mau hálito pode ser provocado por problemas de estômago, porém, raramente esta é a causa do mau cheiro que vem da boca.

O mau hálito pode ser provocado por cerca de 60 causas diferentes. A lista é grande e vai desde causas mais simples, como uma queda na produção de saliva, até problemas sérios de saúde que podem até mesmo levar a morte do indivíduo, como a leucemia.

Tratando casos de halitose (como o mau hálito é conhecido cientificamente) no consultório, constatamos que dificilmente surge algum paciente com mau hálito proveniente de problemas estomacais.

A pocentagem é muito pequena: menos de 1%, ou seja, um número quase que insignificante.

Por outro lado, sempre que o paciente chega no consultório para tratar sua halitose ele acredita que tem algum problema no estômago e que este é a causa do seu mau hálito.

Atualmente sabemos que cerca de 97% dos casos de halitose tem a sua origem na boca, portanto, o tratamento da halitose é responsabilidade da Odontologia, embora muitas vezes o auxílio da área médica seja fundamental.

Apesar da halitose ser muito comum (no Brasil cerca de 50 milhões de pessoas têm mau hálito), poucos profissionais possuem cursos específicos para realizar um tratamento eficiente. Pesquisas recentes com cirurgiões-dentistas mostraram que grande maioria destes profissionais acredita que o mau hálito deve ser tratado através de visitas regulares ao dentista e realização de procedimentos como limpeza, por exemplo. Esta é uma abordagem que, apesar de ser incorreta, representa a opinião da maioria dos profissionais.

A halitose também é um tabu para nossa sociedade. Dificilmente alguém chega para um amigo e diz a ele: "você tem mau hálito". Costuma-se relacionar o problema com má higiene e cuidados precários com a saúde bucal. Na verdade, a maioria dos pacientes que tem halitose e sabem do problema costumam ter higiene impecável. Também é comum alguns pacientes com péssima higiene não terem mau hálito.

O que fazer então com aquelas pessoas que conhecemos e que tem mau hálito?

Clínicas e profissionais especializados na área disponibilizam um serviço em que você pode ligar ou mandar um e-mail com os dados desta pessoa (nome, endereço, telefone, e-mail) para que os profissionais possam entrar em contato através de uma carta, abordando o assunto de uma maneira cordial e delicada.

O tratamento é eficaz em mais de 99% dos casos, basta apenas que se procure a ajuda de um profissional capacitado.

*Dr. Arany Tunes é Cirurgião-Dentista e atende casos de halitose em seu consultório


Quero receber mais informações

Voltar


Todos os direitos reservados Clínica Halit® - Desenvolvido por Guia-se

Dr. Arany Tunes é Cirurgião-Dentista, atende casos de halitose (mau hálito) e possui vasta experiência na área. A Clínica Halit oferece, desde a primeira consulta, o tratamento de combate ao mau hálito, e atua na indicação de remédio para mau hálito.
No tratamento do mau hálito, o paciente será sempre atendido com absoluto sigilo, discrição e competência no assunto. Atendemos casos de halitose nas clínicas em São Paulo, Campinas, Sorocaba, Indaiatuba e Piracicaba/SP.


Atende outras cidades da região: Americana, Artur Nogueira, Cosmópolis, Holambra, Hortolândia, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré, Valinhos, Vinhedo, Piracicaba, Limeira, Capivari, Jundiaí.


Grande São Paulo e Região de Sorocaba: Santo André, São Bernardo, São Caetano do Sul, Diadema, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Mogi das Cruzes, Sorocaba, Itapetininga, Tietê, Itu, Tatuí, Taboão da Serra, Jarinu, Alphaville, São Roque, Barueri, Jandira, Itapevi, Vargem Grande Paulista, Cotia, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Poá, Ferraz de Vasconcelos, Suzano, Santa Isabel, Arujá, Mairiporã, Caieiras, Mauá, Itaquaquecetuba, Guararema, Salesópolis, Biritiba-Mirim, Cubatão, Pirapora do Bom Jesus, Sarapuí, São Miguel Arcanjo, Pilar do Sul, Tapiraí, Piedade Salto de Pirapora, Votorantim, Capela do Alto, Iperó, Tuiuti, Morungaba, Itatiba, Campo Limpo Paulista, Araçariguama, Cabreúva, Várzea Paulista, Itupeva, Louveira, Bom Jesus dos Perdões, Itu, Ibiúna, Nazaré Paulista, Piracaia, Joanópolis, Iperó, Capela do Alto, Atibaia, Porto Feliz, Capivari, Rafard, Guareí, Cesário Lange, Porangaba, Angatuba.


Outras regiões do país: Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia.