Dr. Arany Tunes, CRO-SP 57366

Imprensa


Vitamina D e Mau Hálito?


A vitamina D é um elemento essencial para o correto funcionamento do nosso organismo. Várias reações químicas que ocorrem no nosso corpo dependem diretamente da presença desta vitamina e estudos recentes têm mostrado que ela é importante na prevenção de várias doenças, inclusive alguns tipos de câncer.

Um artigo publicado recentemente na revista Reader´s Digest chama a atenção para um problema que tem ocorrido em quase todo o mundo: a deficiência de vitamina D. Vamos explicar como é fácil ter carência desta vitamina.

A maioria das vitaminas de que necessitamos são encontradas de maneira relativamente fácil nos alimentos que ingerimos. Todos nós sabemos que a laranja é fonte de vitamina C, que encontramos vitamina A na cenoura etc.

Com a vitamina D ocorre de maneira diferente. Existem poucas fontes naturais deste elemento na natureza: peixes de água fria, como a cavalinha e o salmão, por exemplo. Em pequenas quantidades, ela é adicionada no leite e em alguns outros alimentos industrializados.

Além das fontes dessa vitamina não serem comuns na nossa alimentação (quando você comeu um salmão a última vez?), ela não é ingerida pronta para ser usada. Ela é modificada no fígado, depois nos rins, onde passa por outra reação química e fica armazenada na camada de gordura da nossa pele.

Esta vitamina só começa a funcionar depois que entramos em contato com a luz solar. Ou seja, você precisa ingerir vitamina D (o que já não é fácil), ter o fígado e rins em boas condições e além de tudo tomar sol. Caso contrário você não terá vitamina D.

Além de uma infinidade de problemas que você pode ter devido a uma deficiência de vitamina D, um distúrbio muito freqüente é o mau hálito.

Quando falta vitamina D no nosso organismo, as células da mucosa oral (a pele que reveste a boca por dentro) descamam em excesso. Essas células "apodrecem" na nossa boca e liberam mau cheiro.

Quando o mau hálito é causado por falta de vitamina D, de nada adianta escovar os dentes toda hora, ir ao dentista fazer limpeza, fazer bochechos etc. Precisa eliminar a causa para ficar livre definitivamente do problema.

*Dr. Arany Tunes é Cirurgião-Dentista e atende casos de halitose em seu consultório.


Quero receber mais informações

Voltar


Todos os direitos reservados Clínica Halit® - Desenvolvido por Guia-se

Dr. Arany Tunes é Cirurgião-Dentista, atende casos de halitose (mau hálito) e possui vasta experiência na área. A Clínica Halit oferece, desde a primeira consulta, o tratamento de combate ao mau hálito, e atua na indicação de remédio para mau hálito.
No tratamento do mau hálito, o paciente será sempre atendido com absoluto sigilo, discrição e competência no assunto. Atendemos casos de halitose nas clínicas em São Paulo, Campinas, Sorocaba, Indaiatuba e Piracicaba/SP.


Atende outras cidades da região: Americana, Artur Nogueira, Cosmópolis, Holambra, Hortolândia, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré, Valinhos, Vinhedo, Piracicaba, Limeira, Capivari, Jundiaí.


Grande São Paulo e Região de Sorocaba: Santo André, São Bernardo, São Caetano do Sul, Diadema, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Mogi das Cruzes, Sorocaba, Itapetininga, Tietê, Itu, Tatuí, Taboão da Serra, Jarinu, Alphaville, São Roque, Barueri, Jandira, Itapevi, Vargem Grande Paulista, Cotia, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Poá, Ferraz de Vasconcelos, Suzano, Santa Isabel, Arujá, Mairiporã, Caieiras, Mauá, Itaquaquecetuba, Guararema, Salesópolis, Biritiba-Mirim, Cubatão, Pirapora do Bom Jesus, Sarapuí, São Miguel Arcanjo, Pilar do Sul, Tapiraí, Piedade Salto de Pirapora, Votorantim, Capela do Alto, Iperó, Tuiuti, Morungaba, Itatiba, Campo Limpo Paulista, Araçariguama, Cabreúva, Várzea Paulista, Itupeva, Louveira, Bom Jesus dos Perdões, Itu, Ibiúna, Nazaré Paulista, Piracaia, Joanópolis, Iperó, Capela do Alto, Atibaia, Porto Feliz, Capivari, Rafard, Guareí, Cesário Lange, Porangaba, Angatuba.


Outras regiões do país: Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia.